Desfiamento

Vocês me perguntam sobre Depatterning? É um termo therano. Uma ideia mais comum em Thera que em Barsaive. Depatterning é a perda da essência. Quando um indivíduo não está mais em contato com sua Lenda. Em throalico, diria-se Desfiamento, o evento que ocorre quando os fios da Trama se desfazem e o padrão da Trama se esgarça.

Quando se ouve falar de Desfiamento, é comum vir à mente, para os poucos que reconhecem o termo, a transformação do monte de gosma disforme. Isso geralmente só acontece com quem substitui partes do corpo com objetos de poder, quando seu corpo não está mais em sincronia com sua essência. Entre os Theranos é comum tentar alterar soldados para que sejam mais eficientes em combate (ou, às vezes, escravos para que sejam mais eficientes em qualquer uma das tarefas que se lhe imponha contra sua vontade). Nesse caso, a parte substituída pode se tornar mais importante que o indivíduo e, pouco a pouco, a Trama se esgarça. Isso ocorre mesmo quando a substituição é voluntária, quando um aventureiro ambicioso decide trocar seu braço por um de cristal com força e resistência sobrenatural, quando se troca um olho por uma jóia que permite enxergar nos mundos d’além. Se este mesmo indivíduo vincula-se, então, a um amuleto que lhe confere um novo sopro de energia quando suas forças estão ao fim, torna-se mais importante, para aqueles que o conhecem – para o próprio sujeito, às vezes –, sua força extraordinária, sua percepção sobrenatural e seu fôlego inacabável que aquilo que o Nomeador fez ou mesmo aquilo que ele é. É nesse caso que ocorre Desfiamento, o corpo é mais importante que a lenda, a essência não corresponde ao corpo. Carne, ossos, pele, músculos, escamas ou cabelos liquefazem-se e resta apenas uma pasta amorfa no lugar de um indivíduo que ninguém reconhecia mais.

Quando você não é mais sua lenda, sua Trama se Desfia. Desfiamento acontece quando o que você possui é mais importante que o que você fez ou quem você é. Acontece quando você é conhecido por algo que é incapaz de reproduzir. Às vezes até uma grande sorte pode fazer com que você perca sua Trama. O efeito mais comum é perder a si mesmo. Efeitos simples podem ser não conseguir mais entender o próprio nome ou repeti-lo. Perda de memória também é possível. Em casos extremos, o Adepto pode simplesmente sumir! (Quem o veria simplesmente não consegue acreditar que aquele seja o mesmo sujeito de lendas grandiosas.)

Um Horror, Gáuna, causou grande dor na Floresta de Sangue durante o Flagelo usando esse conceito. Ele era capaz de oferecer grande poder a um indivíduo e o indivíduo, depois de se tornar conhecido, só conseguia reproduzir os feitos que sustentavam sua lenda enquanto o Horror continuasse lhes oferecendo poder. O Horror manipulava pessoas assim e, quando se cansava delas, simplesmente parava de oferecer poder e rapidamente os Nomeadores agraciados sofriam Desfiamento.

Desfiamento

Shattered Legacies infax01