Adeptos (parte 2)

Nem todos voltaram, eu vejo, mas também há alguns rostos novos para ouvir a última aula do velho Alarr. Imagino que muitos de vocês estejam felizes em saber que eu vou deixar o Collegium e regressar para minha pequena Trigoloco ao fim do ano. Nós da velha guarda não somos mais muito populares, nem mesmo aqui na ala das Disciplinas Estáticas.

Então, onde estávamos na última aula? Falávamos de Adeptos e disciplinas não é mesmo? Sim, sim, eu prometi falar de algumas disciplinas. Um dos meus colegas, o Mestre Recitador Makêro, começou a usar uma expressão bastante popular para falar dos Adeptos que seguem Disciplinas Estáticas: Disciplinas do Caos. Eu acho isso um tanto irônico. Vocês têm alguma ideia de como os Adeptos de Disciplinas Dinâmicas aprendem Talentos? Se vocês não conseguem lembrar de nenhuma regra, é porque não há.

As Disciplinas Dinâmicas são verdadeiramente caóticas. Existem alguns limites de desenvolvimento de poder, de sofisticação e de controle fino da magia que impedem um Brutal Slammer de aprender Golpe Espiritual no seu primeiro círculo, mas afora esses, não há regras definidas no seu aprendizado. Permitam-me ser preciso, nesse ponto, existem mais algumas constantes: Todos aprendem Ritos e Trançar Laços no primeiro Círculo (esses são equivalentes a Ritual Kármico, mas aplicado a vários rituais, e Trançar Laços que a maior parte dos Estáticos aprende no quarto Círculo); além disso, aprendem Resistência no segundo Círculo. Fora esses dois, metade dos Talentos a cada Círculo precisa ser absolutamente compatível com suas Visões de Disciplina. A outra metade, no entanto, pode ser qualquer coisa. Um Mago de Sangue pode aprender Carga Aterradora ou Mover-se Silenciosamente. Uma confusão total.

As Disciplinas Estáticas são realmente disciplinadas. Um general pode fazer planos concretos quando sabe que uma dúzia de Guerreiros de quarto Círculo virá se juntar ao seu fronte de batalha, porque sabe que Talentos esses Adeptos conheceram. Que tipo de plano um general pode elaborar quando fica sabendo que vinte Flamboyant Fencers estão a caminho para ajudá-lo? Nenhum, eu lhe digo.

Então, meus jovens aprendizes, aprendam bem o que eu ensino aqui. Aprendam quais os limites das Disciplinas, quais os Talentos mais comumente adotados por Caminhos específicos e preparem bem seus planos. Espero que esses ensinamentos possam ser úteis para que vençam seus confrontos com Adeptos de Disciplinas Dinâmicas.

Caçadores Incansáveis, como prometido, representam uma dessas Disciplinas Dinâmicas. Adeptos desse Caminho dedicam-se a localizar, identificar, perseguir e abater presas. A maior parte dos membros desse Caminho caça qualquer presa e deixar escapar uma presa mais de uma vez costuma representar um quebra de Disciplina. Para estudarem suas presas, Caçadores dispõe de Análise de Pistas e Análise de Criaturas. Para detectarem e perseguirem-nas, aprendem Rastreamento, Marca do Caçador e Sentir Presas. É comum também aprenderem Proezas Olímpicas, Vitalidade e Visão Astral, mas essas duas últimas costuma serem reservadas pra altos Círculos.

Em um campo de batalha, jovens, um dos inimigos que devem aprender a identificar rapidamente é o Mestre de Batalhas. Membros dessa Disciplina não são muito comuns em Barsaive, mas os theranos produzem centenas desses por ano em sua Escola de Guerra Imperial. Warlords não são perigosos apenas devido aos seus poderes pessoais, mas principalmente porque costumam estar acompanhados de tropas, tanto outros Adeptos quanto mundanos. Se as habilidades de um Mestre de Batlhas torna qualquer Adepto mais perigoso, sua capacidade de sincronizar magicamente os estratagemas de combate de Nomeadores agrupados em uma unidade torna um punhado de mundanos tão perigosos quanto Adeptos bem treinados. Alguns dos Talentos aprendidos por seguidores desse Caminho são Ataque do Comandante, Ataque Coordenado, Víncular Unidade, Relâmpago Compartilhado e Martelo e Bigorna. Nomes coloridos, não acham?

Shadow Whisperers também são bem pouco comuns em Barsaive, ou ao menos são hábeis o suficiente para que saibamos de poucos em Barsaive. Tanto que ainda não tem um nome adequado nessas terras. A tradução literal do nome therano é Sussurradores de Sombras, mas vocês podem notar como não soa tão bem em throálico. Aqueles que seguem esse caminho buscam serem silenciosos e discretos como as sombras que aprendem a encantar.

Vejo que meu tempo acabou. Professor Assuma quer usar a sala. Semana que vêm eu vos instruirei acerca dos talentos dos Shadow Whisperers e falarei o mínimo que precisam saber sobre Cavaleiros nas Tempestades.

Esta foi a última aula ministrada por Mestre Alarr no Collegium. De acordo comas informações obtidas por esse escriba, Mestre Makêro batalhou para que uma aposentadoria adiantada fosse concedida ao velho guerreiro e este deixou a instituição antes do imaginado.

Transcrição de uma aula de Alarr no Collegium Adeptorum – 1522 TH

Adeptos (parte 2)

Shattered Legacies infax01